TESTE FEITO EM SIMULADOR DE DIREÇÃO, REPROVA CAMINHONEIROS.

quinta-feira, 24 de março de 2011 Karine Winter


O Bom Dia Brasil, exibido na Rede Globo acompanhou a aula de caminhoneiros num simulador. É sua vida que está em risco nas rodovias do país. O resultado dessa aula foi assustador, como são assustadoras também as estatísticas obtidas. Só este ano mais de 400 pessoas morreram em acidentes só nas estradas federais do país.

Nas estradas, a principal delas é manter distância do carro da frente. Isso vale, sobretudo, para caminhões, que precisam de muito mais espaço para conseguir parar. Mesmo com a carteira de habilitação em dia, o caminhoneiro muitas vezes erra na direção. Em um teste feito num simulador, a maioria dos motoristas foi reprovada.

Os caminhoneiros são os que passam pelas provas mais difíceis na hora de tirar carteira de habilitação, mas no teste feito em um simulador em São Paulo a maioria deles foi reprovada. Ao todo, 80% deles se envolveram em acidentes durante a simulação; 40% atropelaram um pedestre; 15% bateram ao entrar na pista; e 7% colidiram ainda no pátio de manobras.

Entre os erros mais comuns, velocidade muito acima ou muito abaixo do limite; postura incorreta do motorista, como, por exemplo, dirigir com apenas uma das mãos; e não usar o cinto de segurança. O resultado está nas estradas. Nos acidentes da madrugada desta quarta-feira (23) na Via Dutra, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas.

“Normalmente se ele se envolver com um carro pequeno, ele vai se sair bem, mas com os grandes pode ser fatal”, alerta o instrutor João Carlos Alves.

Em muitos casos, os acidentes se tornam ainda mais graves porque os motoristas não respeitam uma regra básica de trânsito: manter uma distância de segurança em relação ao veículo da frente. Se os veículos da frente tiverem qualquer problema e pararem rapidamente, o que vem atrás não vai ter tempo de brecar para evitar um acidente.

Ao contrário do que se vê, o bom senso deve orientar o motorista. Na cidade, a 50 quilômetros por hora, ele deve ficar no mínimo a dois carros de distância do veículo da frente. Na estrada, essa distância passa a ser de quatro carros, no mínimo. Ela deve aumentar com o carro carregado, na chuva, à noite ou quando o motorista pisa demais no acelerador.

“Quanto maior a velocidade, maior é a distância que ele deve manter do veículo da frente, porque o percurso que ele vai ter que se deslocar no caso de uma frenagem é muito maior”, explica o especialista em segurança viária, José Aurélio Ramalho.

Quase 500 caminhoneiros profissionais testaram o simulador de direção e 35 bateram ainda no pátio de manobras.


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Exibido em  24/03/2011 07h45